[object Object]

Sistemas de medição para monitorização de ferramentas

Sistemas para monitorização de ferramentas, máquinas e processos para máquinas-ferramentas

Alta produtividade combinada com baixos custos de produção e alta qualidade das peças são pré-requisitos essenciais para a eficiência de custos, competitividade e sustentabilidade na indústria de maquinagem. Os requisitos para maquinagem são extremamente rigorosos em diferentes sectores da indústria e podem variar muito dependendo do processo de produção ou da peça.

Desafios na micromaquinagem

A micromaquinagem em tornos suíços envolve os mais rigorosos requisitos de precisão em termos de peça, máquina e ferramenta. Ao maquinar micropeças torneadas, como componentes de relógios ou componentes médicos, como parafusos ósseos, mesmo a mais ínfima micro-apara na aresta de corte da ferramenta, na ordem de apenas alguns µm, pode causar aumento da força de corte e vibrações. Isso, por sua vez, pode resultar em deslocamento indesejado da peça, bem como irregularidades na superfície da peça e, por fim, custos com sucata.

Desafios na maquinagem de desbaste

Durante a maquinagem de desbaste de peças com diâmetros maiores, o risco de deslocamento da peça é significativamente reduzido; no entanto, as forças de corte são muito maiores. Nesse caso, o desgaste da ferramenta determina a relação custo-benefício. Mais uma vez, a monitorização da força de corte fornece informações relevantes e identifica tendências que permitem monitorizar indiretamente a remoção de apara e a vida útil da ferramenta, a fim de otimizar a vida útil da ferramenta.

Detecção do desgaste da ferramenta e prevenção de quebra da ferramenta

Como as máquinas atuais operam frequentemente sem operadores e 24 horas por dia, e como existem várias variáveis que influenciam os processos de maquinagem, estes processos devem ser monitorizados continuamente. A monitorização da força de corte fornece a vantagem de ocorrer onde a ação acontece, de modo a que anomalias tanto no lado da ferramenta quanto no lado da peça se destaquem. 

A monitorização contínua dos processos de maquinagem, ferramentas de corte e máquinas-ferramentas fornece dados valiosos em tempo real e estabelece a base para processos de produção previsíveis, produtivos e reproduzíveis. Idealmente, essa monitorização permite que os utilizadores reajam imediatamente a desvios no processo: identificando o desgaste da ferramenta antecipadamente e evitando a quebra da ferramenta, a fim de evitar consequências demoradas e dispendiosas, como paragens não planeadas da máquina, danos às máquinas, perda de qualidade e sucata.

Realização de processos de maquinagem autónomos, de alta precisão e competitivos, com máxima fiabilidade do processo e uma longa vida útil da ferramenta – seja em tornos suíços, máquinas de uso único ou centros de maquinagem CNC com carrossel de ferramentas.

Vantagens dos sistemas de medição da Kistler para monitorização de ferramentas, monitorização de processos e monitorização de máquinas: maior eficiência de custos, sustentabilidade e competitividade

[object Object]
  • Melhor utilização da máquina (aumento da eficiência geral do equipamento (OEE))
  • Utilização ideal da vida útil das ferramentas (graças à monitorização do estado das ferramentas)
  • Maior qualidade das peças (graças a parâmetros de corte otimizados)
  • Garantia de qualidade mais eficiente (comparação de lotes de material, separação de sucata durante a produção)
  • Maior produtividade
[object Object]
  • Menos paragens inesperadas das máquinas (graças a menos quebras de ferramentas)
  • Menores custos com ferramentas
  • Prevenção de danos consequentes
  • Menos sucata e menos trabalho posterior
  • Conservação de recursos escassos (por exemplo, horas de trabalho, energia, materiais)
  • Baixos custos de produção e unitários

Fornecemos sistemas de medição específicos para cada aplicação e fáceis de integrar, que permitem a obtenção de dados de processo fiáveis em operações de maquinagem. Estes sistemas servem como base para monitorar e otimizar seus processos de maquinagem.

A nossa solução para monitorização de ferramentas, monitorização de processos e monitorização de máquinas

Como especialistas com muitos anos de experiência em tecnologia de medição dinâmica, oferecemos soluções práticas, personalizadas e sustentáveis para uma variedade de diferentes máquinas-ferramentas e aplicações de maquinagem. Os nossos sistemas para monitorização de ferramentas, processos e máquinas contam com sensores piezoelétricos altamente sensíveis que, integrados na ferramenta ou na estrutura da máquina, permitem medir processos de maquinagem complexos em tempo real.

Beneficie da nossa vasta experiência em aplicações. Somos o seu parceiro para maquinagem – desde a modernização de equipamentos em parques de máquinas existentes até ao desenvolvimento colaborativo de um novo sistema com tecnologia de sensores integrada. Descubra as soluções específicas para aplicações que a Kistler desenvolveu para a indústria.

Sistemas para monitorização de ferramentas na micromaquinagem em máquinas de torneamento do tipo suíço

Detecção de desgaste de ferramentas, evitando quebra de ferramentas

A integração de sensores de força piezoelétricos altamente sensíveis diretamente no porta-ferramentas de tornos suíços para micromaquinagem – próximo à aresta de corte da ferramenta, onde a força atuante é maior – permite a medição indireta, precisa e de alta resolução das forças de corte durante todo o processo de maquinagem, desde o desbaste até ao acabamento.

A nossa solução específica para micromaquinagem baseia-se na “unidade linear” do sistema de troca rápida do Piezo Tool System (PTS linear), que foi desenvolvido em colaboração com a Paul Horn GmbH. O posicionamento inteligente dos sensores entre a interface da máquina e a plataforma base mantém as vantagens da troca rápida de ferramentas. Ao mesmo tempo, os sensores podem monitorizar uma variedade de porta-ferramentas diferentes.

A medição em tempo real de forças de corte extremamente pequenas na micromaquinagem gera dados críticos e de alta resolução sobre a força de corte. Isso permite capturar até mesmo as menores variações de força e vibrações, que podem indicar desvios no processo de maquinagem como resultado do desgaste da ferramenta. A medição da força de corte com o PTS permite que os operadores da fábrica intervenham em tempo útil (paragem da máquina) antes que ocorram danos devido ao desgaste ou quebra da ferramenta.

Vantagens da monitorização de processos e ferramentas na micromaquinagem:

  • Utilização ideal da vida útil das ferramentas
  • Mínimo de sucata graças à alta qualidade do produto
  • Criação de uma base de dados de alta resolução para parâmetros de corte importantes (velocidade de avanço, profundidade de corte, velocidade do fuso) para programação ideal de tornos CNC
  • Comparação e monitorização de lotes de materiais
  • Separação de peças com potencial de sucata
  • Interrupção do fabrico de uma peça em caso de anomalias 

PTS linear unit with integrated force sensors
Unidade linear PTS com sensores de força integrados

PTS linear (da Horn) com sensor de força para monitorização em processos de torneamento do tipo suíço. Disponível para várias máquinas (Citizen, Star, Tornos, etc.) e sistemas de porta-ferramentas

Saiba mais

PTS linear unit with integrated force sensors
Unidade linear PTS com sensores de força integrados

PTS linear (da Horn) com sensor de força para monitorização em processos de torneamento do tipo suíço. Disponível para várias máquinas (Citizen, Star, Tornos, etc.) e sistemas de porta-ferramentas

Saiba mais

Sistemas para monitorização de ferramentas em centros de maquinagem CNC com torres de ferramentas

Detecção de desgaste de ferramentas, evitando quebras

A nossa solução específica para monitorização de ferramentas em tornos CNC altamente automatizados ou tornos multieixos com sistemas de ferramentas rotativas baseia-se nos porta-ferramentas Piezo Tool System (PTS) desenvolvidos pela Paul Horn GmbH com um sensor de força piezoelétrico Kistler integrado. Em sistemas rotativos, um sistema de medição telemétrico (TMS) transmite sinais do elemento rotativo da máquina.

Uma ampla gama de sistemas de porta-ferramentas PTS para uma variedade de aplicações de torneamento permite a medição das forças de corte e a deteção das menores variações de força que podem indicar desvios no processo de maquinagem como resultado do desgaste da ferramenta. A medição da força de corte em tempo real com o PTS permite intervir (paragem da máquina) em processos de torneamento em curso em centros de maquinagem CNC em tempo útil antes que ocorram danos resultados do desgaste ou quebra da ferramenta – desde o processo de desbaste até ao processo de acabamento.

Vantagens da monitorização do processo e da ferramenta em centros de maquinagem CNC com carrosséis de ferramentas:

  • Utilização ideal da vida útil das ferramentas
  • Criação de uma base de dados de alta resolução para parâmetros de corte importantes (velocidade de avanço, profundidade de corte, velocidade do fuso) para uma programação ideal de tornos CNC
  • Minimização do tempo de inatividade da máquina
  • Paragem da máquina em caso de desvios do processo
  • Comparação e monitorização de lotes de material
  • Separação de peças potencialmente defeituosas

Unidade linear PTS e sensor de força

As unidades lineares PTS (Paul Horn GmbH) e o nosso sensor de força estão disponíveis para várias máquinas e sistemas de porta-ferramentas


Unidade linear PTS e sensor de força

As unidades lineares PTS (Paul Horn GmbH) e o nosso sensor de força estão disponíveis para várias máquinas e sistemas de porta-ferramentas

Sistemas para monitorização de ferramentas durante a maquinagem de desbaste em máquinas CNC com torres de ferramentas

Detecção do desgaste da ferramenta, evitando a quebra da ferramenta

A troca de ferramentas durante a maquinagem de desbaste de peças em máquinas CNC com torres de ferramentas é um processo rápido que envolve altas forças de corte. O desgaste da ferramenta é significativo e aumenta o risco de quebra da ferramenta. Forças de corte excessivas danificam o material e podem resultar em deformações térmicas, fissuras e superfícies rugosas, o que pode causar danos às ferramentas e exigir retrabalho. Mais uma vez, a monitorização das forças de corte é o meio ideal para verificar o desgaste rápido das ferramentas e evitar a sua quebra. 

Solução económica da Kistler:

Para este fim, integramos um sensor de força piezoelétrico diretamente sob o parafuso que fixa a carcaça do porta-ferramentas na guia, a fim de medir o momento transferido para o parafuso pelas forças de corte. Este sistema é especialmente adequado para processos de maquinagem de desbaste, onde as forças de corte são altas o suficiente para serem transferidas dentro da estrutura da máquina e medidas relativamente pelo sensor. A precisão desse tipo de medição depende principalmente da rigidez da estrutura e da magnitude das forças de corte. Graças à tecnologia piezoelétrica altamente sensível, mesmo as mais pequenas alterações no processo podem ser registadas.

Vantagens da monitorização de processos e ferramentas em centros de maquinagem CNC com torres de ferramentas através da integração de sensores de força piezoelétricos:

  • Redução dos custos com ferramentas graças à otimização da vida útil das ferramentas
  • Menos sucata e maior uniformidade na qualidade das peças
  • Minimização do tempo de inatividade da máquina

Sensor de força

Sensores de força com diferentes tamanhos e faixas de medição de força para integração sob os elementos de fixação da máquina

Explore os sensores de força

Sensores de força

Sensores de força com diferentes tamanhos e gamas de medição de força para integração sob o parafuso que fixa a carcaça do porta-ferramentas na guia

Explore os sensores de força

Sistemas para monitorização de máquinas e ferramentas em máquinas de uso único para torneamento, perfuração e fresagem

Detecção do desgaste da ferramenta, evitando a quebra da ferramenta

Um método para monitorizar o estado da ferramenta em máquinas de uso único é a integração de sensores de deformação piezoelétricos e sensores de força na estrutura da máquina. As forças de corte causam deformação na estrutura da máquina. Dependendo do posicionamento e da forma como as forças que atuam no ponto de maquinagem são transferidas para a estrutura da máquina, esta deformação pode ser monitorizada com precisão em termos relativos por meio de medições altamente dinâmicas usando sensores piezoelétricos. Um aumento nas forças de corte resulta em maior deformação na estrutura da máquina. Isto, por sua vez, permite tirar conclusões sobre o grau de desgaste da ferramenta ou anomalias no processo de maquinagem. O sistema é de fácil adaptação em sistemas existentes. 

Vantagens da monitorização de máquinas e ferramentas em máquinas de uso único através da integração de sensores de tensão e força:

  • Extensão da vida útil das ferramentas
  • Minimização do tempo de inatividade da máquina
  • Paragem da máquina em caso de desvios do processo
  • Comparação e monitorização de lotes de material
  • Separação de peças potencialmente defeituosas

Sensor de força / sensor de deformação

Sensores de força e sensores de deformação com diferentes tamanhos e gamas de medição de força para integração em ou sobre estruturas de máquinas


Sensor de força / sensor de deformação

Sensores de força e sensores de deformação com diferentes tamanhos e gamas de medição de força para integração em ou sobre estruturas de máquinas

Tecnologia de medição para monitorização de ferramentas e monitorização de processos para fabricantes de máquinas-ferramentas – parceria colaborativa com a Kistler

Detecção do desgaste da ferramenta, prevenção de quebra da ferramenta com soluções de medição integradas de fábrica – valor acrescentado para os clientes finais

Quando se trata de adquirir uma nova máquina-ferramenta para clientes finais, a solução ideal para monitorizar o processo de maquinagem e as próprias ferramentas é, muitas vezes, uma solução de monitorização totalmente integrada que não requer trabalho de instalação adicional e que exibe os dados de medição diretamente no controlo da máquina. Muitos fabricantes de máquinas-ferramentas já oferecem soluções correspondentes que tendem a observar os processos de maquinagem através da monitorização ativa da corrente dos eixos da máquina. 

Estes tipos de sistemas são suficientes para uma ampla gama de aplicações. No entanto, quando se trata de peças com diâmetros extremamente pequenos e, portanto, com as menores gamas de medição de força, estas soluções muitas vezes atingem os seus limites tecnológicos. Como parceiro especializado em desenvolvimento e tecnologia, é aqui que entramos: com soluções de medição piezoelétrica para máquinas-ferramentas – desde o desenvolvimento inicial do conceito até aos testes de protótipos e ao lançamento no mercado.

Vantagens de uma colaboração para desenvolver soluções de monitorização em máquinas-ferramentas:

  • Beneficie da experiência e competência central da Kistler no campo da tecnologia de medição piezoelétrica
  • Aproveite uma extensa gama de produtos de sensores genéricos, amplificadores de carga e possibilidades de integração em máquinas

Desenvolvimento colaborativo de soluções de medição inovadoras para integração em máquinas-ferramentas

Cobertura de requisitos específicos do cliente utilizando todo o portfólio de tecnologia de medição genérica da Kistler

Legenda
  1. Amplo portfólio de sensores para diferentes grandezas de medição
  2. Componentes para transmissão de sinais e integração em máquinas
  3. Amplificadores de carga industriais e sistemas de aquisição de dados
  4. Integração de dados na máquina-ferramenta

Desenvolvimento colaborativo de soluções de medição inovadoras para integração em máquinas-ferramentas

Cobertura das necessidades específicas dos clientes utilizando todo o portfólio de tecnologia de medição genérica da Kistler

Legenda:
  1. Amplo portfólio de sensores para diferentes grandezas a medir
  2. Componentes para transmissão de sinais e integração em máquinas
  3. Sistemas de monitorização de processos dedicados
  4. Sinais de saída digitais para interagir com a máquina

Precisa de uma consulta?

Os nossos especialistas estão apenas a um clique de distância.