As indústrias eléctrica e eletrónica são caracterizadas por ciclos de vida curtos dos produtos, pressão para inovar e uma tendência para a miniaturização. À medida que os componentes eléctricos e electromecânicos se tornam mais pequenos, mais potentes e mais complexos, aumentam os requisitos de precisão de medição, procedimentos de teste e deteção de erros durante a produção e na garantia de qualidade. A economia e a sustentabilidade também precisam de ser consideradas. Ao mesmo tempo, a concorrência obriga os fabricantes a lançar rapidamente novos produtos no mercado e a garantir a estabilidade a longo prazo e a durabilidade mecânica e eléctrica dos seus produtos.
A concentração de mais funções em componentes mais pequenos exige um fabrico mais preciso. Como resultado, propriedades como a estabilidade dimensional e a dureza da superfície estão a ganhar importância na produção de componentes eléctricos e electromecânicos. No entanto, estruturas sensíveis, como peças de paredes finas ou mecanismos delicados, também aumentam o risco de defeitos durante a produção, por exemplo, durante a moldagem por injeção, estampagem, união, montagem e até mesmo inspeção do produto.
O fabrico nas indústrias eléctrica e eletrónica abrange muitas áreas com diferentes requisitos em termos de materiais, tecnologias de produção e garantia de qualidade. A força, a pressão, a aceleração e o binário desempenham um papel decisivo no desenvolvimento dos processos de produção e durante a própria produção. Desvios dos parâmetros definidos podem resultar em danos e avarias e gerar custos adicionais de qualidade.
É aqui que as medições altamente dinâmicas com sensores piezoeléctricos permitem uma monitorização eficiente do processo, rastreabilidade e otimização contínua dos processos de produção. As nossas soluções de medição e teste piezoeléctricos e de tecnologia de medição ótica são específicas para cada aplicação e podem ser perfeitamente integradas nas linhas de produção - desde sensores individuais até sistemas completos de monitorização de processos, sistemas de inspeção e estações de trabalho de montagem para servo-prensas. Os sistemas de inspeção visual em linha e de fim de linha (EOL) com processamento de imagem suportado por IA e resoluções na gama dos µm proporcionam uma inspeção automatizada a 100 por cento e a maior garantia de qualidade possível em diferentes ambientes de produção.
A Kistler é o seu parceiro nas indústrias eléctrica e eletrónica para o fabrico:
- Produtos electrónicos de consumo (produtos 3C)
- Eletrónica industrial
- Conectores eléctricos e peças de componentes eléctricos
- Componentes e conjuntos electromecânicos
Soluções de medição eficientes com um elevado grau de integração para cada nível de automação oferecem a flexibilidade de que necessita para se adaptar às rápidas mudanças do mercado nas indústrias eléctrica e eletrónica.